Leia em Libras
BIBLIOLIBRAS
O objetivo da Bibliolibras é possibilitar o acesso de crianças e jovens surdos e deficientes visuais à literatura Infantil e Juvenil, especialmente aos contos de tradição oral. Os livros audiovisuais reunidos nesta Biblioteca poderão ser usados por professores e alunos de escolas inclusivas, em escolas bilíngues, na formação de alunos dos cursos de Letras-Libras e também por pais de crianças surdas e deficientes visuais.
Além disso, o contato das crianças ouvintes com os textos bilíngues é útil como ferramenta complementar para a aquisição da Libras, pois favorece o aprendizado da língua de sinais e promove maior integração entre surdos e ouvintes no ambiente escolar inclusivo.
Esta Biblioteca teve início com 12 contos dos Irmãos Grimm e está em construção permanente, com a edição de novos livros audiovisuais e outras coleções, que pouco a pouco são acrescentadas ao acervo inicial. O projeto final, com a criação do site para abrigar a Biblioteca, só se tornou possível com o apoio cultural do Estado de Goiás através do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.
Criação
A criação da Biblioteca Bilíngue de Literatura Infantil e Juvenil – Libras / Português seguiu etapas bem definidas:
Em primeiro lugar foram realizadas as adaptações e revisões dos textos originais para a leitura em português, seguidas das gravações em áudio, edição e revisão das gravações.
Os áudios foram a base para que os intérpretes criassem suas adaptações para Libras. Após a filmagem em estúdio, os vídeos foram editados, com a inclusão dos textos em português, as ilustrações e o design gráfico dos livros audiovisuais do nosso acervo.
A divulgação tem sido realizada nas Universidades e escolas do ensino fundamental com apoio da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, do Ministério de Educação e Cultura – MEC e da comunidade surda.
Direitos Autorais
Os textos das adaptações em Libras e Português da Biblioteca Bilíngue de Literatura Infantil e Juvenil – Libras / Português podem ser utilizados, reproduzidos e divulgados livremente, com citação da fonte.
Conselho Editorial
O Conselho Editorial da Biblioteca Bilíngue de Literatura Infantil e Juvenil – Libras / Português é formado por bibliotecários, intérpretes, professores universitários surdos e ouvintes.
Alessandra Campos Lima da Costa (UFG)
Inês Conceição da Silva (UFG)
Layane Rodrigues de Lima Santos (UFG)
Márcia Maria de Melo Araújo (UEG)
Neuma Chaveiro (UFG)
Núbia Guimarães Faria (UFG)
Stefânia Steves da Silva Sena (UFG)
Sueli Maria de Oliveira Regino (UFG)
Thainã Miranda Oliveira (UFT)
Equipe Técnica
Coordenação e Supervisão: Dra. Sueli Maria de Oliveira Regino smregino@gmail.com
Supervisão de Libras: Ms. Alessandra Campos Lima da Costa.
Coordenação de Execução: Ms. Pablo de Regino Araújo Pinto
Filmagem e Edição: Ms. Pablo de Regino Araújo Pinto
Ilustrações: Pablo Alejandro
Produção
Mostraê Comunicação