Teoria da Literatura
Conceitos Básicos da Teoria da Literatura
Profa. Dra. Sueli Maria de Regino
Duração: 13 aulas com 25 a 45 minutos cada.
Conceitos básicos da teroria da literatura em libras e português.
O conceito de mímesis, tradicionalmente, é o ponto de partida para o estudo da Literatura. Aristóteles afirma que todas as artes são mímesis, ou seja, imitação ou representação. Alguns dos temas abordados nesta aula: primitivas formas de representação; mímesis ou representação nas artes visuais; o tempo e o espaço nas artes visuais; a mímesis literária; a linguagem literária.
Para melhor compreensão do fenômeno literário, é necessário, em primeiro lugar, estabelecer diferenças entre as obras literárias e as obras não literárias. Alguns dos temas abordados nesta aula: obra literária e obra não literária; o leitor comum e o leitor culto; temas e formas literárias; funções da Literatura na Antiguidade.
Aula 3 – Introdução aos estudos da Literatura 2
Até meados do século XVIII, a tradição literária europeia atribuía duas funções à Literatura. Uma delas era a de entreter o leitor e a outra, a de educar. No rastro das novas ideias trazidas pelo Romantismo, começou a se formar a consciência da autonomia da arte e da Literatura. Alguns dos temas abordados nesta aula: a autonomia da arte; valores estéticos; o belo e o sublime; a função humanizadora da Literatura.
Aula 4 – A teoria dos gêneros literários 1
O gênero literário é uma das grandes questões da Teoria da Literatura. Podemos compreender os gêneros literários como diferentes conjuntos de textos ordenados de acordo com características comuns. Temas abordados nesta aula: o gênero literário na Antiguidade (Platão, Aristóteles, Horácio); os meios, objetos e modos da representação literária (mímesis); o tema e a forma na classificação dos gêneros literários; a estética da Renascença e os gêneros literários; o hibridismo de gêneros literários.
Aula 5 – A teoria dos gêneros literários 2
A partir da Querela dos Antigos e Modernos teve início, em toda a Europa, um movimento para a renovação dos modelos rígidos do Classicismo. Nessa aula são abordados, entre outros temas: a Querela dos Antigos e Modernos; o Pré-Romantismo alemão e os gêneros literários; os poetas do Romantismo e sua percepção dos gêneros literários.
Aula 6 – A teoria dos gêneros literários 3
Questões sobre os diferentes gêneros literários são levantadas desde a Antiguidade. No decorrer da História da Literatura, muito já se escreveu sobre o tema. A partir das novas ideias despertadas pelos poetas do Romantismo, os ideais românticos de liberdade individual e social estenderam-se também à arte e à Literatura. Alguns dos temas abordados nesta aula: a influência da psicologia e da filosofia nas reflexões sobre os gêneros literários; a consagração das formas híbridas; a reformulação da tripartição poética proposta por Staiger.
Aula 7 – A poesia épica grega 1
A poesia épica é uma das mais antigas manifestações literárias do homem. A história da épica clássica no Ocidente começa com dois poemas gregos, a Ilíada e a Odisseia, atribuídos a Homero. Alguns dos temas abordados nesta aula: períodos históricos gregos; especulações sobre Homero; características formais dos poemas épicos gregos.
Aula 8 – A poesia épica grega 2
Aristóteles conceituou a poesia épica a partir da mímesis, afirmando que as diferentes formas de poesia (epopeia, tragédia, ditirambo…) são formas de representação (mímesis) expressas por diferentes meios, objetos e modos. Entre os temas abordados nesta aula estão: os meios, objetos e modos de representação na poesia épica; Diferenças entre a epopeia e a tragédia; a convenção do início in media res de Horácio;
Aula 9 – A poesia épica 3 – A Odisseia
O poema Odisséia, composto por Homero, é a história da longa viagem de Odisseu, rei de ítaca, em seu retorno para casa após a Guerra de Tróia. O mito narra eventos relacionados à Guerra de Troia, que aconteceu entre aqueus e troianos. Entre outros temas são abordados nessa aula: o mito de origem; a Troia histórica; algumas características formais e temáticas da Odisseia; características das obras épicas segundo Staiger.
Aula 10 – A poesia dramática
Na Antiguidade, as primeiras representações dramáticas (arte teatral) aconteciam sempre próximas a lugares sagrados, altares ou templos. Os temas dessas representações giravam em torno de passagens das vidas de deuses e heróis. Alguns dos temas abordados nesta aula: a origem da poesia dramática; nascimento e evolução da tragédia; o apolíneo e o dionisíaco, segundo Nietzsche.
Aula 11 – O teatro grego
A origem mítica do teatro grego está ligada a Téspis, que teria sido o primeiro ator e precursor da arte teatral desenvolvida na Grécia, ponto de partida da dramaturgia ocidental. Nesta aula são abordados temas como: a origem do teatro grego; os três grandes trágicos gregos; os heróis trágicos; ocorrência e características das representações teatrais na Grécia; a estrutura formal das tragédias gregas; a estrutura arquitetônica dos teatros gregos.
Aula 12 – A tragédia Antígona
A tragédia Antígona de Sófocles conta a história de uma princesa tebana, a jovem Antígona, filha de Édipo e Jocasta, que precisa tomar uma difícil decisão: obedecer às leis impostas por seu tio Creonte, que proibiam os ritos funerais de seu irmão Polinices, ou obedecer às antigas leis divinas, que lhe impunham o dever de cumprir os rituais e enterrar o irmão. Esta aula apresenta resumidamente a tragédia Antígona, abordando os temas que perpassam a obra.
Aula 13 – A poesia lírica – Safo
A poesia lírica grega surgiu no Período Arcaico, entre os séculos VII e VI a.C., após a migração grega para as ilhas do mar Egeu e para o litoral da Anatólia. Nesse período, com o desenvolvimento do comércio e de uma sociedade que tinha a cidade como centro de suas atividades, surgiu um novo comportamento sociocultural: o individualismo. Nessa aula são abordados temas como: os primeiro poetas líricos; características do lirismo primitivo; a poesia de Safo.